A Roda da Vida

A Roda da Vida

A Roda da Vida na cultura oriental é um eloqüente símbolo do budismo tibetano. Possui raízes filosóficas espirituais;

Essa referência é uma aula profunda de trabalho interior, como tudo o que essa cultura criou. Para os interessados e mais dedicados aos assuntos desse matiz, vale a pena apreciar essa obra de arte objetiva que nos foi deixada por esse povo dos Himalaias. Existe um vasto material sobre esse assunto disponível na rede.

No ocidente a Roda da Vida passou por customizações práticas com o objetivo de refletir uma ferramenta de auto-avaliação e assessement nos processos do desenvolvimento humano e de gestão de pessoas e planejamento de carreira.

Como não podia deixar de ser no coaching não foi diferente.

O exercício de tabular com atenção e franqueza a Roda da Vida permite a qualquer pessoa obter um retrato de seu atual nível de satisfação com a sua vida. Auto-reflexão não é uma prática muito adotada na cultura ocidental,mas com certeza a pessoa que se dispuser a fazê-lo seriamente, só tem a ganhar com o resultado obtido. Pois a partir do mapeamento de seu nível de satisfação, o participante pode tomar a decisão de escolher qual das doze área de sua vida, em sendo priorizada como ponto de melhoria, pode alavancar as outras demais áreas. Essa medição deve ser refeita em períodos de trimestrais como um termômetro que medirá o avanço dos objetivos traçados no período anterior.

A Roda da Vida que apresento nesse artigo é um círculo dividido em doze partes como um gráfico de pizza, representando, as seguintes áreas da vida

PESSOAL: Saúde e Disposição/Desenvolvimento Intelectual/Equilíbrio Emocional.

PROFISSIONAL: Realização e Propósito/Recursos financeiros/Contribuição Social.

RELACIONAMENTOS: Família/Relacionamento Amoroso/Vida Social.

QUALIDADE DE VIDA: Hobbies e Diversão/Plenitude e Felicidade/Espiritualidade

A ferramenta que deixo aqui de presente, está desenvolvida em excel e para seu uso adequado deve ser feito um download.

Ao se cadastrar, deixar o seu e-mail e confirmá-lo em seguida, você receberá um kit contendo o arquivo e um vídeo com as instruções do passo a passo de como realizar o preenchimento do gráfico de Roda da Vida.

Sou absolutamente contra SPAM. Não lhe enviarei emails indesejáveis.

Caso tenha alguma dúvida, pode me contatar por e-mail contato@laurabarroscoach.com.br ou aqui mesmo por meio de comentários, críticas e sugestões. Eu responderei pessoalmente a cada um.

Se você gostar desse esse conteúdo, compartilhe-o com seus amigos.

Um abraço!

Laura Barros Coach